
O principal desafio da vida consiste em alcançar a maturidade.
Mas esta é uma qualidade que independe da idade cronológica.
Muitos jovens se revelam extremamente maduros em suas atitudes, enquanto alguns adultos continuam agindo de modo adolescente. O principal atributo da maturidade consiste em assumirmos a responsabilidade por nossas escolhas. Enquanto não atingimos esse estágio, prosseguimos com medo de tomar decisões por receio de fazer uma escolha errada.Ao invés de aceitar o erro como um importante caminho para o aprendizado e o crescimento interior, a maioria das pessoas tem pavor de cometer enganos, muitas vezes por terem sido educadas de forma rígida e, como conseqüência, terem se tornado crianças e jovens aos quais nunca era permitido errar.O erro é um método eficaz quando conseguimos aprender com ele e não repetimos as mesmas atitudes equivocadas.
Entretanto, desejar obter cem por cento de certeza antes de fazer alguma escolha, nos paralisa e acaba resultando numa vida de estagnação e sofrimento.Ao cometer um engano, podemos rever nossas decisões, pois a vida não é estática, ela é mudança permanente e nos concede sempre a chance de optar por novos caminhos. Precisamos decidir, acima de tudo, se estamos dispostos a pagar o preço que for necessário pelo que estivermos escolhendo.
A maturidade também consiste em não fazer ao outro aquilo que não queremos para nós. Ter consciência de que cada um de nossos atos, por menor que seja, terá uma conseqüência, é o primeiro passo para evitarmos a armadilha do egoísmo, onde somente nossos desejos encontram espaço.
A partir do momento em que tomarmos decisões conscientes e enfrentarmos, corajosamente, as conseqüências de nossos atos, poderemos enfim celebrar a chegada da maturidade, um momento precioso em que passamos a assumir nossa autenticidade, independente do julgamento alheio.
Rê Morais
Um comentário:
Preza Re+que demais
A vida é um espaço pra sonhar, depois disto provavelmente há uma realidade. O sonho devemos ter na ilusão de ser feliz, e na alegria de saber que podemos errar. Ninguém conserta a estrada que não precisa de conserto, somente fazemos o caminho se aprendemos a caminhar. É bom saber que a maturidade existe até no vôo simples da borboleta que rouba as cores das flores. Um beijão pra ti.
Postar um comentário